BIOGRAFIA

Gilberto José Spier Vargas

PEPE VARGAS

Gilberto José Spier Vargas é natural de nova Petrópolis, RS. Nasceu em 29 de outubro de 1958. É casado com Ana Corso, pai de Gabriela e Isadora.

Médico, formado pela Universidade de Caxias Do Sul, se dedicou profissionalmente a homeopatia. Foi diretor clínico do hospital beneficente em Jaquirana- RS e atuou em outras entidades médicas.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Foi Prefeito de Caxias do Sul por oito anos. Sua administração teve 92% de aprovação. Em seu governo Caxias foi eleita a melhor cidade em qualidade de vida do RS.

Foi Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal. No congresso nacional, Pepe relatou o projeto que garante investimentos obrigatórios para a Saúde. Trabalhou também pela Lei que instituiu a valorização permanente do salário mínimo. E presidiu a Frente Parlamentar que propôs ampliação do Simples e o Microempreendedor individual, beneficiando 95% das empresas de Caxias do Sul.

Em 2012 foi convidado para assumir o ministério do desenvolvimento agrário, MDA, e fez o PAC Mais Máquinas com investimento de 5 bilhões de reais. Ampliou o crédito para compra de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar e diminuiu os juros dos financiamentos. Estes programas beneficiaram diretamente a indústria de Caxias, que vendeu máquinas e implementos para atender as compras do governo e dos agricultores.
 

Em 2015, reeleito Deputado Federal, foi convidado para assumir como Ministro de Estado da Secretaria De Relações Institucionais da Presidência da República.

No mesmo ano, foi convidado para assumir como Ministro do Estado da Secretaria de Direitos Humanos. 


Em 2018 foi eleito Deputado Estadual, assumindo em janeiro de 2019.

Na Assembleia Legislativa, é integrante da CCJ, Comissão de Constituição e Justiça, da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.