Coordenador da Comissão de Representação Externa acompanha tratativas para compra de vacinas

Coordenador da Comissão Externa, o deputado Pepe Vargas ( PT ), acompanhou hoje à tarde, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), na reunião na sede do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) nas tratativas de compra coletiva, por parte das prefeituras, das vacinas contra o coronavírus. A Granpal assinou o pedido para a aquisição de 1,5 milhão de doses a serem distribuídas aos municípios da Região Metropolitana.

Durante a ocasião, o parlamentar atentou os representantes da farmacêutica TMT Globalpharm Ltda, empresa que negocia a venda da vacina Sputnik V para o Brasil, sobre as quantidades disponíveis e o prazo de entrega dos imunizantes aos municípios, pois considera urgente a agilidade neste processo, diante do momento crítico que o Estado e o País está vivendo.

A documentação com a proposta foi entregue pelo presidente da entidade e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, após reunião virtual com prefeitos da região e técnicos, que explanaram sobre a vacina e sua distribuição. A partir de agora, com a proposta em mãos, a empresa terá prazo para responder sobre a possibilidade de fornecimento das vacinas. Ao todo, nove cidades oficializaram a proposta de compra:

- Esteio
- São Leopoldo
- Gravataí
- Triunfo
- Cachoeirinha
- Nova Santa Rita
- Porto Alegre
- Canoas
- Glorinha

A busca por possibilidades de compra de imunizantes contra a covid-19 é um esforço que vem sendo capitaneado pela Granpal, Famurs, Agconp com o apoio da Assembleia Legislativa do RS. Na reunião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), assinou o Decreto Legislativo nº 1/2021 que reconhece a prorrogação do estado de calamidade pública em 101 cidades do Rio Grande do Sul.