APROVADO PROJETO DO DEPUTADO PEPE VARGAS QUE FAZ HOMENAGEM A PROFESSOR E HISTORIADOR DE NOVA ROMA DO

A trajetória do professor e escritor João Panozzo é homenageada com aprovação, na tarde desta terça-feira (15.06), do projeto de autoria do deputado Pepe Vargas (PT). A proposta denomina a Rodovia ERS-448, entre Nova Roma do Sul e Antônio Prado, com o nome do professor como forma de reconhecer a importância e a contribuição dele para com a Região.

João Panozzo nasceu em Nova Roma do Sul em 1946 e faleceu em 2019. Foi professor, vereador por duas vezes e secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, em Nova. Como escritor, no ano de 1996, coordenou a publicação do livro Nova Roma do Sul: a construção social de um espaço. Com essa publicação registrou a formação do município, dando subsídios a professores e alunos, como uma importante pesquisa de campo, que envolveu a comunidade da Nova Roma recém emancipada.

Duas décadas depois, em 2016, escreveu No Coração da Colônia - Nova Roma do Sul, 125 anos de história. Produto de sua pesquisa e trabalho individual, o livro repassa todos os temas ligados à imigração, à colonização e a instalação e consolidação de um município nascido colônia.

A historiadora Loraine Slomp Giron escreveu que “mais do que um historiador, João Panozzo é um homem de sua terra, com seus valores e seus princípios”.