Pesquisar
Close this search box.

Deputado Pepe vota pela cultura

Pepe Vargas

Pepe Vargas

Em homenagem à arte e à cultura, o deputado Pepe Vargas (PT) votou favorável ao projeto de lei do Executivo, que prorroga as funções da Fundação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – FOSPA. Pepe falou sobre a evolução da sociedade em torno das artes, e o papel do Estado na garantia do acesso à produção cultural e artística.

O parlamentar esclareceu sobre a necessidade de oferecer igualdade de oportunidades por meio da cultura e que, apesar de não ser contra investimentos privados, defende a gestão pelo Estado. “Ouvir que não cabe ao poder público fomentar estruturas para o desenvolvimento cultural, com todo respeito, é uma visão que nos remete ao período do fim da idade média”, criticou. Para Pepe, essa a lógica, exclui aqueles que não possuem recursos, por exemplo, de frequentar um conservatório musical. Atualmente a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA, tem um coro sinfônico para atender, de forma gratuita, 300 alunos.

Pepe lembrou que em sua gestão como prefeito de Caxias do Sul, foi criada a Orquestra Municipal de Sopro e a Companhia Municipal de Dança, ambas com escola preparatória de jovens sem condições de pagar por cursos privados.

“Eu voto favorável, com toda a tranquilidade, independente de ser prorrogado, mais uma vez entendo que é fundamental que o poder público mantenha estruturas públicas no que diz respeito a dança, a música, ao teatro, no campo a qualquer manifestação cultural”, destacou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas