Deputado vota favorável ao relatório final da CPI dos medicamentos

A bancada do PT na Assembleia Legislativa votou favorável ao relatório final da CPI dos aumentos dos medicamentos e insumos no combate à Covid-19, que foi aprovado por unanimidade na tarde desta terça-feira (16).

Ao encaminhar o voto da bancada do PT, o deputado Pepe Vargas parabenizou os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou os aumentos dos medicamentos e insumos no combate à Covid-19. Segundo ele, o trabalho realizado possibilitou concluir que ao longo da pandemia houve setores empresariais na área de medicamentos que procuraram aproveitar a situação para cobrar preços exorbitantes de insumos necessários. “Ficaram evidentes os crimes contra a economia popular e contra a saúde pública. Existem leis que tratam disso e estes crimes evidentemente saltavam aos olhos quando se comparava os preços de diversos insumos antes da pandemia e com o advento da pandemia”, analisou Pepe

Conforme o deputado, na semana passada, alguns parlamentares ficaram preocupados com a divulgação da lista de indiciados. E alguns acharam que houve excesso de zelo da CPI ao estabelecer processo de sigilo sobre os indiciados. “Mas nenhum deputado foi privado de ver esta lista. Ela só não foi tornada pública. Não houve cerceamento ao acesso à informação”, disse. O que está em jogo, segundo Pepe, é se o Parlamento entende que deve ser encaminhado ao Ministério Público o conjunto probatório reunido pela CPI e se o MP ainda poderá analisar este conjunto e realizar as oitivas e se dará curso ao poder Judiciário para buscar a penalização daqueles que cometeram excessos.