Em Picada Café, Pepe destaca potencial dos micro e pequenos negócios

A inauguração da cozinha ecológica da Cervejaria SteinHaus, no município de Picada Café, é um exemplo da capacidade das cooperativas em movimentar a economia das comunidades, incentivando novos empreendimentos. Durante a cerimônia, no sábado (23.04), o deputado estadual Pepe Vargas (PT), elogiou o trabalho, o qual originou marcas como a da cerveja SteinHaus e, agora, o restaurante. “Cada vez que viemos aqui tem uma novidade, um avanço”, constatou. Pepe lembrou que os micro e pequenos negócios têm um importante papel na economia do país, pois geram emprego, renda e desenvolvem a economia e por isso merecem ser incentivados.

Na análise do parlamentar a culinária ecológica é um diferencial do estabelecimento, além do que incentiva a produção local. “É uma produção sustentável, menos agressiva ao meio ambiente, movimenta a economia local. Além disso, o restaurante está no eixo da rota romântica. Tudo isso indica um grande potencial”, considera.

Ricardo Fritsch, proprietário do empreendimento, apontou a implementação do restaurante como um avanço, fechando a cadeia produtiva do plantio à comercialização. “Hoje o restaurante tem denominação ecológica, mas queremos incentivar o plantio orgânico de tudo o que é consumido aqui”. Como é o caso da cervejaria SteinHaus, produtora da primeira e única cerveja orgânica do Brasil. A produção da SteinHaus usa grãos orgânicos, incluindo arroz do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, envolvendo 600 famílias gaúchas. Ao todo são 26 tipos de cervejas.

Fritsch classificou o restaurante como mais um passo dentro do trabalho que iniciou de uma demanda da Coopernatural (Cooperativa de Agricultores Orgânicos) em 2006. “Apresentamos nosso produto no mercado nacional em 2006, durante uma feira da Economia Solidária, em São Paulo. “A produção orgânica cresceu muito no Brasil, após a legislação para orgânicos, a partir de 2008, mas tem um vasto mercado e clientela formado”, constatou.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Picada Café, Luciano Klein, do vice Marco Afonso Malmann e da secretária do Turismo, Ivete Galhardo.