Frente Parlamentar encerra as audiências em Caxias do Sul

A sétima audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19 acontece em Caxias do Sul na próxima segunda feira, 25, na Câmara de Vereadores da cidade.

Os encontros acontecem em diferentes cidades consideradas pólos nas macrorregiões do Estado.

A proposta é ouvir lideranças políticas e ligadas a área da saúde, buscando contribuir para o enfrentamento imediato, de médio e de longo prazo, dos efeitos causados pela doença.

Segundo o deputado estadual Pepe Vargas (PT), presidente da Frente Parlamentar, a ideia é contribuir com a sociedade gaúcha no mapeamento das realidades regionais, considerando os impactos da pandemia na vida da população e nos sistemas de proteção social, sobretudo o SUS. “Existem demandas relacionadas à Atenção à Saúde da população que apresenta danos crônicos, permanentes ou temporários, causados pela doença, que implicam em novos arranjos assistenciais, ”destacou.

O deputado explica que as pessoas depois de passarem pelo quadro agudo da doença, algumas pessoas ficam com seqüelas graves e outras possuem os chamados sintomas persistentes. Algumas pesquisas, inclusive, já chamam isto de Covid longa. "São pessoas que depois de três ou quatro semanas curam do quadro agudo, mas permanecem com os sintomas às vezes mais do que 12 semanas. Ou seja, três meses depois elas ainda possuem os mais diversos sintomas. Ainda existe certo desconhecimento por parte das equipes de saúde e a ausência de protocolos no sistema para a identificação, o encaminhamento e o correto tratamento destes pacientes", explica.

A Frente Parlamentar foi constituída a partir da aproximação com o Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid-19, que reúne entidades como o Conselho Estadual de Saúde Brasil e Conselho Regional de Enfermagem e a Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 - Vida e Justiça.


Serviço


Audiência da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19

Onde: Câmara de Vereadores – Caxias do Sul

Quando: Dia 25 de Julho, Segunda-feira

Horário: 18h30