Para apoiar Bolsonaro, Farsul planta Fake News

A Farsul enviou nota para a imprensa declarando o apoio da entidade à reeleição de Jair Bolsonaro. Para justificar sua adesão a um governo genocida, mente que Bolsonaro foi o primeiro presidente eleito a participar da Expointer. Quem conferir o site da Farsul, pode até achar que é verdade, porque a entidade fez questão de ocultar as participações do ex-presidente Lula na feira. A Fake News plantada pela Farsul não resiste a uma visita ao site da Expointer e ao site do Governo do Estado, para citar apenas duas fontes que não podem ser consideradas “petistas”.


Em 2003, no seu primeiro ano de governo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido em Esteio pelo então governador Germano Rigotto (MDB), notícia que podemos averiguar no próprio site do Governo do Estado acessando o link https://estado.rs.gov.br/rigotto-abre-maior-expointer-da-historia-com-lula-e-batlle. Em 2010, Lula retorna a Expointer sendo recebido pela governadora na época, Yeda Crussius (PSDB), também podemos averiguar no site do Governo do Estado acessando o link https://estado.rs.gov.br/governadora-recepciona-presidente-da-republica-na-33-expointer. Ao realizar uma pesquisa um pouco mais apurada ainda encontramos matéria no site do Correio do Povo onde podemos entender a dinâmica de vindas dos Presidentes brasileiros a Expointer, a matéria afirma que Dilma Rousseff também esteve na feira nos anos de 2010 e 2014. Para ler a matéria é só acessar o link https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/rural/expointer/presidentes-na-expointer-presen%C3%A7a-rotineira-que-virou-eventual-1.239722. Estas e outras informações também estão disponíveis no site da Expointer: https://www.expointer.rs.gov.br/historia


Vale a pena lembrar que, durante a crise de 2008, Lula trabalhou em políticas públicas com o agronegócio e evitou a quebra do setor. A medida provisória 432/2008, permitiu a discussão e regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário que chegavam a R$75 bilhões do setor. Além disso, o governo Lula realizou linhas de financiamento com 3% de juros ao ano, incluindo para compra de máquinas e para que a produção aumentasse no campo.


A Fake News da Farsul é um atentado à democracia e um desrespeito às melhores tradições gaúchas, da hospitalidade com os visitantes e do respeito à nossa história. Presta um desserviço ao agronegócio ao associar a produção de milhares de produtores rurais à disseminação de notícias falsas.